Scrap Pelo Brasil!


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Aviso de Malware nos Blogs!

Oi pessoal!
Bem, algumas meninas tem me avisado, como a Lúcia Jeckel, que ao tentar entrar no meu blog dá um aviso de malware detectado.
Daí fui pesquisar, né?
A seguir eu vou colar uns relatos que peguei nos fóruns por aí afora, o povo blogueiro reclamando disso:

Páginas indexadas ao servidor exibiam o aviso de que: Este Site Pode Danificar o Seu Computador! No próprio site do Google exibia o aviso de Malware. Imaginem 8 Bilhões de páginas indexadas ao servidor aproximadamente, exibindo o tal aviso, quantos webmaster e sites com vendas on-line deixaram de faturar por perder vendas, quantos anúncios deixaram de ser exibidos e de ser faturados ? "

Posted on abril 27th, 2009 admin 2 comments

Nas últimas três semanas o site da imagética e o Blogarte passaram por invasões via FTP (veja os posts anteriores) e acabaram parando na lista negra de sites considerados como possíveis focos de ataque. Finalmente hoje (27/04) saímos dessa maldita lista que avisava usuários do Fire Fox e do Chrome. Ainda bem! Naveguem tranquilos e aproveitem o que puderem do Blogarte!"



"Malware no dos Outros é Refresco

Hoje tive a infeliz surpresa ao acessar o Escrita Torta. Recebi a seguinte mensagem do AVAST:

Sign of VBS:Malware-gen has been found in http://adclient-af.lp.uol.com.br/stc/fb.js file.

Fiquei desconcertado, pois mesmo com as várias ações visando a segurança deste blog, alguém havia conseguido invadi-lo. Essa foi a minha primeira reação.

Depois, com um pouco mais de pesquisa e testes, percebi que o anti-virus acusava um malware no script java dos anúncios do UOL via Links Patrocinados. E pelo que pude perceber, isto não estava apenas no meu blog, mas em outros blogs e sites que apresentavam esses links.

O fato é que provavelmente deve ter sido um falso-positivo, ou seja, coincidentemente o script java apresentou uma sequência de bits que coincidia com a assinatura de um vírus. E – ufa! – parece ter sido resolvido. Só não sei por quem, pois a mensagem do formulário de contato do programa de Afiliados do UOL que mandei, não teve respostateve uma resposta padrão: “…os anúncios do UOL não apresentam nenhum tipo de arquivo malicioso… etc…

Por essas e outras, fico aqui pesando o custo vs. benefício de se colocar scripts de serviço de terceiros no blog, pois não temos nenhum controle sobre eles. Será que eles são realmente confiáveis?

No caso como o que aconteceu hoje, mesmo que tenha sido um mal-entendido – que o anti-vírus tenha alertado um falso vírus – quantos chegaram aqui, receberam o aviso de seu anti-vírus e fugiram sem ao menos ler qualquer linha dos textos?

Daí dá para perceber: muito pior que qualquer vírus é a má impressão que deve ter ficado para o leitor que chegou aqui hoje."


Bem...e outros.. outros... e mais outros estão reclamando e clamando ajuda!


Meninas e meninos, pude perceber que quem usa o Internet Explorer para entrar aqui ou em qualquer outro blog ou sites (recebo este aviso sempre ao entrar na galeria do Scrap Diary, por exemplo) não recebe este aviso.

POde ser mais um dos inúmeros problemas do Google (lembram de quantos problemas o orkut tinha? Buddypoke, foto, álbum, erro de servidor, etc?).

Eu escrevi para eles, mas sabe como é o contato, né? Tentei enviar o blog para análise, mas é supercomplicado para mim algo de Meta Tag, copiar e colar código na do site, etc, etc, etc...cofesso que não alcancei isso! Vou esperar pela resposta deles.

Enquanto isso, sintam-se à vontade para entrar ou não...fazer o quê? Vamos ver se eles me tiram do castigo da tal lista negra na qual eles enfiam alguns blogs. Fico muito triste de ter sido a escolhida, contudo... Pensei em deletar o bloguinho e começar outro...mas que preguiça, né? Tudo de novo! E se vier outro problema???? Vou viver assim?


Deixo a dica também de uma visitinha no www.baixaki.com.br para que vocês possam escolher entre dezenas de antivírus e spywares, que caçam qualquer um destes probleminhas, tá? Clique aqui!


Lembrando que se usam o Internet Explorer não terão problemas.


Beijossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

4 comentários:

Gisela Nozaki de Lima disse...

Oiii Aline!!!!
Tudo bem?? Hoje estou aqui enlouquecida, arrumando isso e aquilo!! Aiii chaticeeeee!!! Mas não pude deixar de vir aqui!!!!
Quando eu ganhei a corujinha lembrei logo de vc!!! Como vc desenhou lindas corujinhas pra mim, achei que vc gostava delas!! Elas realmente são fofas mesmo!!!!
Beijocassss
Gi

Marília Lopes disse...

Ameeeeeeeeeeeei o titulo!!HAHAHAHAHAHAHAHA
Aqui, quando entro no seu blog e olha que não são poucas vezes... não mostrou nada viu!!!Ahhhhhhhh deixa disso, não deleta nada!!!Perder todos os posts e tudo mais.
Beijooo

Mali Pering disse...

Oi, Aline! Do meu note eu acesso pelo internet explorer, mas pelo computador do meu filho eu acesso pelo firefox, mas não deu nada, está tudo ok. No entanto, já entrei em um blog, nem lembro mais de que que era, daí eu vi esse aviso. Fica tranquila que não vai dar nada, não! Jamais pensa em trocar o blog, please, é muito legal esse. Ah! Seu LO para a Yummis ficou 10! Boa sorte nesse teu desejo de se tornar uma DTS. Bjão. Mali.

Elaine Marrero disse...

Oi Aline
Nunca tive problemas nas milhares de vezes que entro aqui
Beijos

Presente da Lu Oliveira!

Presente da Lu Oliveira!